O Atendimento On-line processa-se normalmente através de contactos de email ou do site da respetiva organização, para o cliente esclarecer dúvidas, fazer encomendas ou simplesmente expor as suas sugestões ou chamadas de atenção, entre outras razões.
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Em qualquer dos casos, deve ser sempre dada resposta ao cliente, usando o email oficial da organização e iniciando por agradecer o contacto.
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A comunicação por email deve ser objetiva e clara, evitando-se constrangimentos originados pela má interpretação das nossas palavras.
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Regras para a elaboração de um email que reflita uma boa imagem da organização:
Certifique-se de que o email é o canal de comunicação adequado
Confirme o endereço para onde vai enviar
Dê conhecimento do seu email aos serviços interessados
Comunique eficazmente
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Coloque-se sempre no lugar de quem vai receber o e-mail, para verificar se a mensagem está clara e assertiva. Não se esqueça de que: "Comunicação não é apenas o que transmitimos, mas principalmente o que o outro entende do que transmitimos!”
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Exemplos de plataformas utilizadas nas empresas para atendimento online de clientes:
WhatsApp Business
Facebook Messenger
Instagram Direct
LiveAgent
LiveChat
Para além do e-mail, é cada vez mais comum vermos empresas com atendimento online, através de chat.
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