Secções do curso

Módulo 2 - Ética e Deontologia (10 horas)

Ética e Deontologia Profissional

Slide 1

Ética é:

“a ciência que tem por objeto o juízo de apreciação com vista à distinção entre o bem e o mal”

O termo ética tem origem no termo grego ethos, que significa “bom costume”, “costume superior” ou “portador de caráter”.

A ética procura aperfeiçoar o homem através da ação.

Slide 2
Princípios universais ligados à ética:

Justiça, imparcialidade, sigilo, lealdade, integridade, honestidade, verdade, respeito, dignidade, competência, confidencialidade, responsabilidade, não discriminação, entre muitos outros…

A ÉTICA DEVE SER UM IDEAL EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO.

Slide 3
A deontologia deriva do grego deon ou deontos/logos e significa o estudo dos deveres.

Objetivo da deontologia:

Reger os comportamentos dos membros de uma profissão.

Slide 4
work
A deontologia é assim uma disciplina da ética especialmente adaptada ao exercício de uma profissão.
A deontologia profissional refere-se às normas éticas que o profissional deve respeitar no exercício do seu trabalho.
A deontologia profissional é corresponsável por uma sociedade organizacional forte e funcional dentro dos princípios deontológicos propostos pela empresa.
Slide 5
Conjunto de normas de comportamento que deverão ser seguidas pelos profissionais que pertencem a um determinado setor ou área de atividade.
Slide 6
No que respeita à profissão de secretariado, em Portugal, não existe ainda um código deontológico oficial da profissão, uma vez que, não existe uma Ordem que tutele a mesma.
Contudo, a Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria, elaborou um código deontológico que poderá servir de orientação aos profissionais de secretariado.
Slide 7
Princípios éticos fundamentais de um profissional de secretariado:
  1. Honestidade
  2. Lealdade para com a instituição
  3. Responsabilidade
  4. Formação da consciência profissional
  5. Execução do trabalho com alto nível de profissionalismo
  6. Respeito pela dignidade humana
  7. Confidencialidade
  8. Discrição no desempenho dos deveres
  9. Vontade de expandir o seu conhecimento
  10. Tratamento de todas as pessoas com respeito e cortesia (superiores, colegas, outros colaboradores, clientes, etc.).
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Cookie Consent with Real Cookie Banner