As técnicas de animação são consideradas uma ferramenta importante, uma vez que, permitem aos idosos o desenvolvimento das suas habilidades físicas e cognitivas. Adquirir conhecimentos nesta área poderá ser um grande contributo para estimular a memória, o foco e, a coordenação das pessoas idosas. A animação pode ser uma forma divertida e envolvente para os idosos se expressarem de forma criativa, podendo também ser utilizada como forma de terapia para idosos com problemas de saúde mental, uma vez que, permite o desenvolvimento de memórias e emoções. Desta forma, aplicar técnicas de animação pode ser uma atividade benéfica e agradável para os idosos melhorarem o seu bem-estar geral.
Certificação DGERT
Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), gerida pela DGEEC, Ministério da Educação, tal como previsto na portaria nº 474/2010, de 8 de Julho
Temos orgulho na nossa formação!
Experimente uma aula gratuitamente:
Destinatários
Todos os potenciais interessados que pretendam obter conhecimentos e práticas fundamentais, para uma eficaz aplicação de técnicas de animação a pessoas idosas. Ativos, empregados ou desempregados que pretendam obter conhecimentos nesta área de educação e formação.
Objetivo Geral
O Curso de Técnicas de Animação na Terceira Idade, tem como objetivo, dotar os formandos de conhecimentos relativamente às técnicas mais eficazes para a animação de pessoas idosas.
Objetivos Específicos
- Identificar perdas associadas ao envelhecimento
- Distinguir envelhecimento normal de envelhecimento patológico
- Descrever as vertentes de atuação da animação sociocultural
- Enquadrar a animação no contexto do envelhecimento
- Expor exemplos de atividades específicas e metodologias de construção das mesmas