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Módulo 2 - O Assistente Administrativo (35 horas)

O Perfil Profissional do Assistente Administrativo

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O Assistente Administrativo é:

  1. Polivalente
  2. Multifuncional
  3. Com iniciativa e criatividade
  4. Com capacidade para se manter atualizado, procurando incessantemente obter mais conhecimento
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A função de Assistente Administrativo exige atualmente:
  1. Formação adequada e aprofundada
  2. Constante atualização e acompanhamento da evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC)
  3. Comportamento permanente proativo e assertivo
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Os assistentes administrativos têm de saber adaptar-se:
  1. Às novas formas de organização das empresas
  2. A equipas de projeto multifunções e/ou multinacionais
  3. A entidades operacionais do tipo start-up, que comunicam por Skype, Zoom ou Teams
  4. A organizações em rede
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A função do assistente administrativo pede também o domínio de determinados conhecimentos e habilidades:

Finanças

Economia

Marketing

Administração

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A função do assistente administrativo pede também o domínio de determinados conhecimentos e habilidades:

Comércio exterior

Contabilidade

Tributação

Relações humanas

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Exige ainda que o
Assistente Administrativo
para além de outras capacidades:
  1. Tenha uma visão sistémica da organização
  2. Domine, no mínimo, dois idiomas
  3. Domine as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
  4. Consiga adaptar-se facilmente às situações de mudança
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Exige ainda que o Assistente Administrativo, para além de outras capacidades:
  1. Seja proativo
  2. Seja detentor de habilidade comunicacional
  3. Tenha capacidade de negociação
  4. Tenha preocupação com a produtividade da organização
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Esta função assume, assim, um papel semelhante ao do middle manager (gestor intermediário) nas organizações, porque:

  1. Desenvolve autonomamente um conjunto de tarefas
  2. Coordena e lidera equipas
  3. Apresenta propostas de ação ao executivo de topo

O que lhe garante um posicionamento central na gestão organizacional diária.

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O Assistente Administrativo não substitui os profissionais especializados de cada área do saber, mas presta-lhes o apoio necessário para o alcance dos seus objetivos e promove a eficiência comunicacional nas organizações.

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