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Módulo 1 - O Profissional de Secretariado (25 horas)

O Perfil do Profissional de Secretariado

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O Profissional de Secretariado é:

  1. Polivalente
  2. Multifuncional
  3. Com iniciativa e criatividade
  4. Com capacidade para se manter atualizado, procurando incessantemente obter mais conhecimento
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A função de secretariado exige atualmente:
  1. Formação adequada e aprofundada
  2. Constante atualização e acompanhamento da evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC)
  3. Comportamento permanente proativo e assertivo
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Os profissionais de secretariado têm de saber adaptar-se:
  1. Às novas formas de organização das empresas
  2. A equipas de projeto multifunções e/ou multinacionais
  3. A entidades operacionais do tipo start-up, que comunicam por Skype, Zoom ou Teams
  4. A organizações em rede
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A essência da profissão de secretariado pede também o domínio de determinados conhecimentos e habilidades:
  1. Finanças
  2. Economia
  3. Marketing
  4. Administração
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A essência da profissão de secretariado pede também o domínio de determinados conhecimentos e habilidades:
  1. Comércio exterior
  2. Contabilidade
  3. Tributação
  4. Relações humanas
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Exige ainda que o profissional de secretariado, para além de outras capacidades:
  1. Tenha uma visão sistémica da organização
  2. Domine, no mínimo, dois idiomas
  3. Domine as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
  4. Consiga adaptar-se facilmente às situações de mudança
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Exige ainda que o profissional de secretariado, para além de outras capacidades:
  1. Seja proativo
  2. Seja detentor de habilidade comunicacional
  3. Tenha capacidade de negociação
  4. Tenha preocupação com a produtividade da organização
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A função de secretariado assume, assim, um papel semelhante ao do middle manager (gestor intermediário) nas organizações, porque:
  1. Desenvolve autonomamente um conjunto de tarefas
  2. Coordena e lidera equipas
  3. Apresenta propostas de ação ao executivo de topo

O que lhe garante um posicionamento central na gestão organizacional diária.

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O profissional de secretariado não substitui os profissionais especializados de cada área do saber, mas sim presta-lhes o apoio necessário para o alcance dos seus objetivos e promove a eficiência comunicacional nas organizações.

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