Módulo 1 - O Profissional de Secretariado (25 horas)
O Perfil do Profissional de Secretariado
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O Profissional de Secretariado é:
Polivalente
Multifuncional
Com iniciativa e criatividade
Com capacidade para se manter atualizado, procurando incessantemente obter mais conhecimento
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A função de secretariado exige atualmente:
Formação adequada e aprofundada
Constante atualização e acompanhamento da evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Comportamento permanente proativo e assertivo
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Os profissionais de secretariado têm de saber adaptar-se:
Às novas formas de organização das empresas
A equipas de projeto multifunções e/ou multinacionais
A entidades operacionais do tipo start-up, que comunicam por Skype, Zoom ou Teams
A organizações em rede
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A essência da profissão de secretariado pede também o domínio de determinados conhecimentos e habilidades:
Finanças
Economia
Marketing
Administração
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A essência da profissão de secretariado pede também o domínio de determinados conhecimentos e habilidades:
Comércio exterior
Contabilidade
Tributação
Relações humanas
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Exige ainda que o profissional de secretariado, para além de outras capacidades:
Tenha uma visão sistémica da organização
Domine, no mínimo, dois idiomas
Domine as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Consiga adaptar-se facilmente às situações de mudança
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Exige ainda que o profissional de secretariado, para além de outras capacidades:
Seja proativo
Seja detentor de habilidade comunicacional
Tenha capacidade de negociação
Tenha preocupação com a produtividade da organização
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A função de secretariado assume, assim, um papel semelhante ao do middle manager (gestor intermediário) nas organizações, porque:
Desenvolve autonomamente um conjunto de tarefas
Coordena e lidera equipas
Apresenta propostas de ação ao executivo de topo
O que lhe garante um posicionamento central na gestão organizacional diária.
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O profissional de secretariado não substitui os profissionais especializados de cada área do saber, mas sim presta-lhes o apoio necessário para o alcance dos seus objetivos e promove a eficiência comunicacional nas organizações.
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