Secções do curso

Módulo 1 – Evolução da Educação em Portugal e Legislação Vigente (16 horas)

Educação Extraescolar

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A educação extraescolar engloba atividades de “alfabetização e de educação de base, de aperfeiçoamento e atualização cultural e científica e a iniciação, reconversão e aperfeiçoamento profissional e realiza-se num quadro aberto de iniciativas múltiplas, de natureza formal e não formal.”

(Número 4, artigo 4º, Capítulo II da LBSE)

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A educação extraescolar permite a cada indivíduo aumentar conhecimentos e desenvolver potencialidades em complemento da formação escolar.

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A Educação Extraescolar está integrada numa perspetiva de educação permanente e visa a continuidade da ação educativa.

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As atividades podem realizar-se em estruturas do sistema escolar, ou em sistemas com recurso a meios de comunicação social e a tecnologias educativas específicas e adequadas.

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Objetivos da Educação Extraescolar

  1. Eliminar o analfabetismo literal e funcional
  2. Contribuir para a efetiva igualdade de oportunidades educativas e profissionais dos que não frequentaram o sistema regular do ensino ou o abandonaram precocemente, através da alfabetização e da educação de base de adultos
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Objetivos da Educação Extraescolar

  1. Favorecer atitudes de solidariedade social e de participação na vida da comunidade
  2. Preparar para o emprego, mediante ações de reconversão e de aperfeiçoamento profissionais, os adultos cujas qualificações ou treino profissional se tornem inadequados face ao desenvolvimento tecnológico
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Objetivos da Educação Extraescolar

  1. Desenvolver as aptidões tecnológicas e o saber técnico que permitam ao adulto adaptar-se à vida contemporânea
  2. Assegurar a ocupação criativa dos tempos livres de jovens e adultos com atividades de natureza cultural
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Principais mudanças na Educação em Portugal

1986 – Entrada em vigor da Lei de Bases do Sistema Educativo
Escolaridade obrigatória de 9 anos

1991 – Definição dos Programas curriculares dos Ensino Básico e Secundário

2001 – Reforma curricular do Ensino Básico e Programas
Entrada em vigor do Currículo Nacional – Competências Essenciais

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Principais mudanças na Educação em Portugal

2009 – Aprovação da Lei nº 85/2009 Escolaridade obrigatória de 12 anos

2010 – Entrada em vigor das Metas de Aprendizagem

2011 – Suspensão do Currículo Nacional do Ensino Básico

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Principais mudanças na Educação em Portugal

2012 – Revisão da estrutura curricular dos Ensino Básico e Secundário

2013 – Reformulação das Metas Curriculares do 1º ao 12º ano do Ensino Básico

2015 – Entrada em vigor do novo Programa e Metas curriculares das disciplinas de Português e Matemática

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